Porque tudo tem uma anatomia...

...anatomia das coisas.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Anatomia da...comunicação social

Andei ausente durante uns dias, porque este calor é demasiado insuportável e impedia-me de escrever decentemente (caso isso seja possível), mas volto com um assunto que me deixa muito triste...a comunicação social em Portugal.
Há umas semanas foi o jornal 24 Horas e Global Notícias (jornal gratuíto), a FHM (revista masculina) já lá vai há uns meses e agora é o Rádio Clube. O que é que se passa? Fala-se em crise e começa tudo a cair?! O estranho é que nos últimos 10 anos (que me recordo) sempre ouvi dizer que o país está em crise, mas nunca se viu nada como agora.
Ligando ou não uma coisa á outra, a verdade é que acaba um Jornal de Sexta da TVI, por supostas pressões, o director do mesmo canal demite-se, é criada uma comissão parlamentar para analisar esta situação que envolve políticos nacionais e além fronteiras...parece que há algo no ar e que directamente põe em causa o trabalho da comunicação social portuguesa...utilizando sempre a capa da crise.
Convenhamos, não quero começar uma teoria da conspiração, porque acredito, que de facto haja muitos órgãos de comunicação a passarem por momentos dificeis. Agora, que o 24 Horas era um jornal que se podia encontrar em qualquer café ou cabeleireira de bairro ninguém pode negar, e ainda assim fechou as portas...não me digam que O Diabo vendia mais?!
No entanto, a questão mais triste é ver que o jornalismo em papel parece estar a caminho da extinção. Pessoalmente, prefiro ler um jornal em papel, sujar as mãos, que ir á net ver os textos, com uma série de distracções à volta (videos, publicidade, spam...).
O Rádio Clube, um jornal recuperado, com um passado longo e marcante, volta a cair, mais uma vez, por causa da crise.
Enfim, por último, o que será feito dos profissionais desses órgãos??? Vai tudo para a televisão???

Sem comentários:

Enviar um comentário